Home

 

 

 

 

Crosscurrents
Vol. 1
CD ed. autor 2019

 

 

Em 1949, ainda o bebop reinava, um músico reunia em torno de si um grupo de amigos para iniciar uma nova revolução no Jazz. Quando tudo sugeria uma evolução no sentido de mais energia, o pianista Lennie Tristano iniciava o que tomaria o nome de cool jazz, assumindo uma postura mais cerebral e diríamos, culta. O contestado movimento tinha correspondentes dos dois lados do continente e outros ilustres protagonistas como Miles Davis e Gil Evans, mas Tristano era um músico singular; um verdadeiro erudito.

Crosscurrents, o álbum gravado em 1949 (que apenas viria a luz do dia nos anos 70), foi o nome escolhido por dois ilustres guitarristas nacionais, André Fernandes e Nuno Ferreira, e ainda o contrabaixo de Nelson Cascais e a bateria de André Sousa Machado, para designar o grupo que tem como único propósito celebrar essa música.

O Volume 1 mergulha nos temas mais significativos do grupo de tranquilos revolucionários de 1949, Tristano, Lee Konitz, Warne Marsh ou Ted Brown; e é verdadeiramente surpreendente como essa música mantém toda a actualidade. «317 east 32nd Street», «Subconscious-Lee», «Lennie Bird», «Crosscurrent»; as guitarras de Fernandes e Ferreira completando-se no desenho das complexas harmonias ou nos contrapontos, com alegria e a desenvoltura de que apenas os virtuosos são capazes, e uma secção rítmica segura, fazem deste disco uma boa surpresa.

André Fernandes (g),
Nuno Ferreira (g),
Nelson Cascais (b),
André Sousa Machado (bat)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)